#tropeirodigital

Osvaldo Martins de Barros Filho é bisneto do tropeiro Jeremias Sene. Tornou-se tropeiro digital quando fundou a QUEIJO D’ALAGOA-MG em 2009. Pioneiro na venda de queijo artesanal pela internet e na entrega em todo o Brasil.

Entusiasta do Queijo Artesanal de Alagoa iniciou o movimento pela Certificação em 2010, e desde então tem trabalhado promovendo Alagoa no cenário nacional e internacional, buscando a valorização do produtor, agregando valor ao queijo, lutando pela preservação da cultura, história e tradição, fomentando o turismo, movimentando a economia local e mantendo aberta a Agência dos Correios com o contrato de postagem da Queijo D’Alagoa-MG.

Também tem dedicado há mais de uma década em prol da valorização do queijo artesanal no Brasil, participando no debate de leis e regulamentações estaduais e nacionais.

Idealizador do “Festival do Queijo e do Queijeiro” de Alagoa-MG em 2010.

Palestrante, tendo ministrado palestras em eventos do setor lácteo, como Dairy Vision; para grandes empresas como: CocaCola/Verde Campo, Danone e Embraer, bem como em importantes Festivais de Gastronomia (Tiradentes e MesaSP) e em instituições de ensino. 

Colunista do Portal do Queijo e do Guialat.

Integra a Comissão do Queijo Artesanal na FAEMG e a Comissão de Queijo Artesanal e Outros Derivados Lácteos da ABRALEITE.

Formado em Queijos Artesanais pela Escola do Queijo/JF; qualificado em maturação de queijos pelo Curso Intensivo de Cura da Mons Formation em Maio de 2021 e Curso Prático de Cura de Queijos da Mons Formation na França em setembro de 2021.

Em 2013 recebeu da Fundação Dom Cabral e Diário do Comércio o Prêmio José Costa de Empreendedorismo e Inovação. Em 2014 o Prêmio MG Turismo. Recebeu o Prêmio MELHORES DO ANO da Revista Prazeres da Mesa em 2018 e recebeu a medalha da Guilde Internacioanale de Fromagers na França em 2019.

Os queijos dos produtores parceiros da Queijo D’Alagoa-MG foram premiados em 2014, 2016, 2017, 2018 e 2019 recebendo diversas medalhas no Prêmio Queijo Brasil, Prêmio Mundial do Brasil em Araxá e no Mondial du Fromage na França, 2017, 2019 e 2021.

Social Media no @queijodalagoamg – O maior insta de queijos do Estado de Minas Gerais

Embaixador da Union Jeep